O GRITO DA SECA

Introdução



Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais (região sudeste). O estado do Maranhão é o único estado nordestino fora da área conhecida como Polígono das Secas.

A história tem mostrado que as estiagens, caracterizadas pela falta de chuva ou por sua distribuição irregular, fazem parte das condições climáticas do Sertão nordestino.

Em outras regiões do Brasil também ocorre o fenômeno climático da Seca com menor frequência, Região Sul, Sudeste em especial Capital São paulo, Floresta Amazônica.

Mapa do polígono das secas


Problemas identificados

O governo do Brasil, muitas vezes tentou combater os efeitos das secas incentivando e construindo grandes açudes, (Exemplo típico o Açude de Orós), a perfuração de poços tubulares, a construção de cacimbas, e a criação das chamadas "frentes de trabalho".

Estas atitudes têm sido paliativas, pois movimentam capital, geram sub-empregos e evitam, de certa forma, a migração e o êxodo rural. Porém, a corrupção, o coronelismo e a chamada indústria da seca, têm impossibilitado a resolução definitiva do problema a ser dada não somente com sobreposição de rios e construção de canais para a perenização dos cursos de água, irrigação e fixação do nordestino em seu território, mas também incrementando a democracia, a participação política e a mobilidade social.

A seca hoje tem outras faces, durante os anos que se passaram, as práticas políticas ficaram mais perniciosas, sobretudo pela indústria da seca, porém, com o surgimento dos movimentos sociais, em destaque para o sindicalismo rural, esses agricultores passaram a se organizar e exigir mais ações preventivas de combate à seca, posteriormente, convivência com o Semiárido...

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org / Mapa: OpenBrasil.org
O Grito da Seca - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Cronologia das secas

Causas da Seca